terça-feira, novembro 29, 2005

“A Confiança está (mesmo) Próxima!!!”


Para todos os que não se puderam juntar a nós no Domingo 20 de Novembro aqui fica um pouco (muito pouco) da experiência vivida, para que na distância possam receber, e assim, melhor dar!


“Vivemos numa realidade de +/-“
Assim começou a manhã com o Pde Carlos. Na introdução, de um dia que se apresentava cheio, fomos introduzidos ao tema “A Confiança está próxima”.
Mas o que queria ele dizer com: "Vivemos numa realidade de +/-" ?
Tudo no nosso mundo é, ou é-nos apresentado como relativo. No meio de tal inconstância, (o que é, rapidamente deixa de o ser) o ser humano, desprovido de ver para além do visível, reage com “desconfiança”. Num mundo de mudança esperamos que tudo se mantenha. O medo da morte é reacção a esta condição.
Mas o que é a desconfiança e porque surge ela? Será um prolongamento da falta de segurança de um sujeito em si mesmo ou a atitude de alguém que só consegue acreditar em si próprio?
De facto o mundo bombardeia-nos com muito mais do que podemos querer perceber. Vivemos magoados pelo mundo! Vivemos incomodados!
“Vivemos incomodados, mas porque não comovidos?!”
É incrível como vivemos acomodados ao incómodo! Temos de nos mover. Oferecer propostas ao invés de lamentos!
A pergunta que tantas vezes fazemos toma uma urgência nova nas palavras do nosso querido Pde Carlos! O que posso eu fazer?
Enquanto Cristãos temos de ser antivírus da desconfiança pela nossa sensibilidade e pela nossa atitude! Ver mais rapidamente as necessidades dos outros e ter coragem para partir ao seu encontro.
Quem senão eu pode levar “a confiança” aos outros?!
Enquanto adoradores de Deus, confiamos na sua palavra, e cremos que só a sua palavra pode mudar o mundo! Vamos vive-la então! Se um Cristão não mostra confiança no Seu Senhor e na vida, como poderá chamar-se de Cristão e esperar que os outros mudem!
“Todas as confianças humanas são falíveis!
Só Deus nos merece toda a confiança!”

Para quem olhar então, para beber da fonte da Confiança, senão para Maria!
Maria, ensina-nos que, confiar não é controlar, pois Maria entregou-se sem saber o que a esperava, mas confiou. Maria é então a entrega que inspirou Santos desde á 2000 anos!
O Pde Carlos tomou exemplos de plena confiança em Deus, confiança que levou á acção em nome de Deus! O Ir Roger, o Pde Rupe, Mde Teresa de Calcutá e João Paulo II! Todos são exemplo para nós mas, citando o Pde Carlos, sublinho Mde Teresa: “Como é que uma mulher sem nada, sem poder algum, teve ajoelhados aos seus pés todos os homens mais poderosos do Mundo?”
De todos estes “Santos” podemos beber inspiração assim como estes beberam de Maria. Maria é o “porto seguro” de tranquilidade para estes exemplos. E porquê?
“Maria é de carne e osso, não teve certezas, partilhou a dor e abriu o seu coração a Deus”
Neste dia tão especial, tivemos a graça de receber muitas coisas. Para além das palavras do Pde Carlos, o dia foi preenchido por momentos de Oração, de Partilha e Conhecimento, de Convívio, Adoração e Celebração!
Jesus esteve connosco, porque nos reunimos em seu nome!
De partida para o mundo recordo-vos uma frase do Pde Carlos, para nos levar a ser elemento mudança: “Não nascemos para a inutilidade”. Palavras que podem parecer duras mas essenciais para perceber o quanto Deus nos chama a fazer com “a migalha que nos calha no prato da Vida”!

2 comentários:

José Brito,sj disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Brito,sj disse...

Olá amigos,
Espero que tenham um bom trabalho.
Eu moro aqui ao lado e, se quiserm podem visitar-me.
um abraço amigo
Zé Maria Brito, sj