quinta-feira, março 02, 2006

Tu podes...e eu quero Senhor!

Este encontro começou com uma advertência: “Queria continuar a falar de Jesus…”. Por esta afirmação, do nosso querido Pde Carlos, percebemos que iria ser mais um encontro intenso. “Tudo a postos?”. Assim foi Fevereiro para aqueles que não conseguiram cá estar?
Jesus! Homem espectacular ou que fazia coisas espectaculares? Será que eram ambas? Esta foi a perspectiva de partida para o nosso encontro, será que podemos ser assim como Jesus, “espectaculares como Jesus”?
Jesus derrubou discriminações, que hoje estão tanto em moda! Lembre-mos o Evangelho. Um leproso vai ter com Jesus. Ter lepra era a pior coisa que nos podia acontecer naquele tempo, do ponto de vista biológico, cultural e mesmo religiosamente. Os leprosos eram colocados fora das cidades, rejeitados pela sociedade e considerados castigados por Deus como justificação para a sua doença.
Um leproso chega perto de Cristo! Mas como chegou ele tão perto de Jesus, no meio de uma multidão? Mas chegou, e disse a Jesus, “Tu podes!”. Reconheceu Deus em Jesus, e Jesus pergunta-lhe “Tu queres?”. A intensidade destas frases é extraordinária.
Jesus de facto cura-o da lepra, mas a grande cura que Jesus realiza no leproso, e em todos os que encontra, é uma cura interior, uma cura que leva á mudança. Na vida de Jesus encontramos imensos processos de cura. Os cegos pedem a graça de ver, os paralíticos desejam andar e dirigem-se a Jesus. “Tu podes”.
Contudo, Jesus pode dar vista aos cegos, curar leprosos, ressuscitar os mortos e nada disto é tão espectacular do que perdoar os nossos pecados! Aquele que se aproxima de Jesus para pedir o perdão, aproxima-se como quem pede a cura. Jesus ao perdoar os nossos pecados dá-nos vida, não deixa que fiquemos perdidos mas encontra-nos. “Tu podes…e eu quero!”.
Ás vezes mais vale perder um membro, mas ser curado por dentro. O milagre não é a recuperação do corpo, mas o que se faz com ele.
Temos olhos mas só vemos o que queremos; temos pernas mas, onde nos levam elas; temos braços mas o que fazemos com eles e até inteligência mas não decidimos nada por nós mesmos. Jesus muda-nos lenta e discretamente no nosso interior. Faz uma troca e põem-se no lugar de quem sofre! Este Jesus é tão grande, que se faz o mais pobre, o mais humilde, o mais simples no lugar do mais desprezado que morre na cruz no lugar do condenado!
O Céu, é a experiência da pureza total, amor total onde não há egoísmo, nem interesse próprio ou raiva. O Céu é a comunhão de todas as pessoas em Deus, mas na vida terrena podemos antecipar um bocadinho do Céu, e Jesus, quer antecipar o futuro.
E como podemos? Com o poder de Cristo. Em nós está o poder de curar, de tornar a dar vida, de perdoar e animar, e tudo este poder foi-nos dado no Baptismo. Um “pack” do poder de Cristo!
Senão reconhecemos a vida como um Milagre, se não somos sinal de Deus perto dos outros estamos a desperdiçar este poder que nos é dado. Não há maior milagre no mundo do que "o próximo" mas eu não o consigo reconhecer senão vir em mim próprio um milagre. O mundo precisa de mãos como as nossas, pequenas, ainda a crescer mas dispostas a dar e conscientes do milagre que encerram. Se queremos conhecer Jesus, é porque não queremos viver de qualquer maneira. E Jesus dá este poder a cada um, e cada um é especial, não só João Paulo II ou Madre Teresa. Podemos ver em nós a Santidade! Viver em Paz no meio da confusão e do caos que a vida pode ser, é também um sinal e testemunho. Não nos preocupemos demasiado com o que temos. Jesus perdeu toda a sua vida, “Quem não se perde não se encontra”, e há coisas que não se fazem por dinheiro nenhum do Mundo. Não nos deixemos confundir, mas antes deixemo-nos crescer!
Utilizando uma pequena comparação, o Pde Carlos relembra-nos como Jesus se move em nós! De facto se olharmos uma planta, não a vemos crescer. Assim nós, por dentro, também vamos crescendo, vamo-nos convertendo mas não nos vemos crescer. Jesus vai-nos fazendo crescer, curando-nos das nossas doenças. E quais são as nossas doenças? O nosso caro amigo, apresentou o pessimismo, como uma doença recorrente nestes dias, levando-nos a avaliar a forma como olhamos a vida! Olhar a vida com pessimismo é passar ao lado do que é essencial.
Jesus só faz o que É! Jesus cura os cegos porque é vidente, vê mais longe! Sendo tão perfeitamente humano, Jesus sabe e sente como é não ter olhos, não ter um coração para amar e sofrer para acertar a nossa vida com a do Pai. Assim faz-se farol que nos ilumina quando nos perdemos nas tempestades. É o olhar penetrante que não despe, mas acolhe e conforta aqueles por Ele encontrados. Tudo o que Jesus faz é um prolongamento d’ Ele mesmo. Todos os sinais e milagres advêm, do maior milagre que É Ele. Não há maior milagre do que o nascimento de Jesus.
“Como posso então ser Cristão, sem conhecer a Cristo?”, pergunta o Pde Carlos. “Será o Cristianismo uma religião platónica?”. Faz-se silencio, cada um olha para dentro de si.
Não podemos “fazer sem ser”! Porque baptizam os pais os seus filhos! Levo os meus filhos ao Baptismo porque quero que conheçam Cristo? Jesus é a verdade porque faz o que É. Hoje a televisão é o paradigma da verdade! Do mesmo modo muitas são as coisas neste mundo que deixamos que nos confundam. Somos cristãos mas deixamos de ir á missa porque não gostamos do Padre, ou então deixamos rezar porque os outros nos gozam por isso. Não nos deixemos confundir, olhemos antes Jesus!
Jesus continua a agir na vida de cada um! Não vemos, mas a nossa história e a nossa vida está cheia de toques de Deus, cheia de “Milagres”. Mas que milagre quero eu que Jesus faça? “De onde vêm os milagres?”, pergunta o Pde Carlos. Será que Jesus era mágico? Não, Deus faz milagres a partir daquilo que lhe damos, daquilo que fazemos. Na multiplicação dos pães, o milagre só existe porque um menino lhe deu os pães, sem este acto não existiria milagre! Temos de dar, nas nossas mãos passam muitas oportunidades de milagres.
Jesus, ainda Jesus, mas mais Jesus ainda! A caminhada de hoje de certo modo prepara-nos para a Quaresma, para procurar-mos Jesus e pedir a cura das nossas doenças. A caminhada de hoje diz-nos que milagre somos nós.
E nós o que vamos dar para que Jesus possa realizar milagres?


"Tu podes ...e nós queremos Senhor...!"

2 comentários:

Anónimo disse...

a pergunta - E nós o que vamos dar para que Jesus possa realizar milagres?, tem uma resposta fácil e difícil, está em nós - nós mesmos - eu, tu...cada um, deve dar-se a Cristo e tudo n'Ele arriscar, porque com Ele e n'Ele tudo é possível...
E Ele nos bastará...

Anónimo disse...

Quero dar-me e deixar de ser quem sou, o que sou, como sou... Quero ser outro... Quero recomecar Ctg! Do inicio, sem desvios!
Quero-me querer menos e querer-Te mais...QUERO!!!!! Mas quero Ctg, sempre Ctg, porque sem Ti vou deixar de querer... E nao quero simplesmente SER sem TE QUERER!