quarta-feira, março 01, 2006

Jesus…Jesus…para sempre Jesus!!!

Olhando para os nossos apontamentos, que vamos rabiscando nos encontros com o padre Carlos, reparámos que estes primeiros dois meses do ano foram mesmo Jesuítas. Ou seja, tivemos Jesus pela boca do nosso amigo Pde Carlos. Estes encontros foram um grande unissono que esperamos possa continuar! Para já aqui está o resumo daquilo que recebemos em Janeiro, e foi tanto!
Logo no início deste ano, o Pde Carlos embebeu-nos em Jesus e no Seu encanto. Ajudou-nos a observar que todas as crianças têm encanto, e que quando crescemos achamos que temos de nos produzir para ter encanto. Mas então, de onde vem o encanto de Jesus, se tantos foram os que ficaram encantados por ele? De onde lhe vem o charme? Este Jesus que conquista sem manipular, é “O Homem de olhar penetrante”. Lia-se tudo nos Seus olhos, sabia-se que trazia uma proposta de vida genuína, de Felicidade.
Mas o que tinha Jesus para ficar no coração daqueles homens? Porque conquistou todos, mesmo a sua Mãe? O que tinha Ele? A todas estas perguntas o Pde Carlos responde “Jesus tinha todos os trunfos que nós temos…mas a sua originalidade era que a razão da Sua felicidade, era a felicidade dos outros.” Muitas vezes achamos achamos que a Felicidade é ter um emprego, ou casar ou ter a vida programada...e todas estas coisas são boas, mas para Jesus é mais do que isto. Jesus encontra a Sua vida, quando a perde para os outros!
A Divindade de Cristo não ofusca a sua Humanidade! Jesus, O divino, não abdicou de ser Homem, de ser como nós tantas vezes nos queixamos de ser! Jesus É!
Jesus não era um herói, era mais um incompreendido, diz-nos o Pde Carlos, houve até quem o ouvisse falar e não escutasse porque estavam com muita pressa. Estes não perceberam a verdadeira beleza de Jesus, a beleza que jaz na Verdade, que Jesus cria, aumenta e liberta com as suas palavras.
Mas como eram estas palavras? Eram palavras que não feriam, não matavam, alargavam horizontes. Eram fortes, mas não humilhavam.
Jesus apresenta-se então a nós também como o Homem de Palavra. E nós? Somos pessoas “de palavra”? Jesus fala o que É, não mente, não inventa. E da minha boca, que palavras saem?
Ora, vivemos num mundo que só quer assinaturas,"preto no branco", Jesus tinha a Sua palavra...e as suas palavras tornavam-no credível!
Mas que palavras eram estas?
Não eram discursos preparados, Jesus dizia coisas incompreensíveis de forma tão simples, para que todos o pudessem acompanhar. Não tinha vergonha de pôr em palavras a sua experiência interior. Jesus estava a viver um processo de descoberta da sua identidade, mas não tinha receio, confiava e partilhava! Nas Suas palavras, sentia-se coerência - Jesus vive o que diz, e diz o que vive!. Quem sou? Como percebo os sinais de Deus? Esta experiência de Jesus, não vem só de conversas com os seus botões, mas de uma profunda vivência com O Pai! Por isso, as palavras de Cristo, são a Palavra, a voz de Deus!
Nada saberíamos de Deus, se Jesus não se fizesse boca de Deus, em todas as situações a Sua palavra é testemunho de Deus, mesmo quando a Palavra é Silêncio!
E nós, pergunta-se Pde Carlos, o que diz o nosso silêncio. Temos nós medo de verbalizar a nossa experiência com o Pai?
Hoje admiramos o charme do Seu Olhar e da Sua Palavra! Mas uma coisa, é admirar pessoas, e outra bem diferente é seguir pessoas. Quem conheceu Jesus tinha o desejo de não O perder de vista, de O seguir, de ser mais e melhor. Isto é marca de um toque profundo de Jesus nos outros. Mas sabemos que não é fácil seguir Jesus...todos somos tentados, e Jesus também o foi toda a vida. Foi tentado a fugir da Cruz, a refugiar-se na fama e não no serviço. Olhemos o seu exemplo...como reagiu às tentações? Olhemos então as nossas reacções às nossas tentações!
Falta-nos a experiência de amizade de João Baptista, para com Jesus.
Lembremos as suas palavras: “O que é preciso é que Ele cresça e eu diminua”, ou então “Ele é Deus, Ele dá futuro á humanidade, Ele é o modelo…eu não!”
João via Jesus como modelo, como o Salvador, mas muitos viam-no como o filho de Maria...como podiam reconhecê-lo se Jesus não os tocasse?! É interessante verificar que o primeiro que o reconhece é um agnóstico, um centurião romano que depois da Sua morte na cruz diz: “Na verdade este é o Filho de Deus”.
O toque profundo de Jesus, passa além do olhar, palavras e silêncios. Jesus comunica-nos, a Verdade sobre o Pai, também por sinais, por milagres. Jesus não É sem estes sinais mas também não É só sinais! Muitos foram os milagres que Jesus nos deixou... mas se não estivermos com muita pressa, podemos testemunhar os muitos toques de Jesus todos os dias!

No meio de um já intenso encontro, o Pde Carlos sobe a fasquia, e questiona. Questiona-nos, sobre as nossas razões para aproximar de Cristo. O que queremos Dele? O que nos disseram Dele que nos faz procurá-lo? Neste ponto o silêncio era palpável, mas este nosso amigo continuou!
Sabemos muito sobre Cristo porque nos disseram, mas o que sabemos nós de Jesus que tenhamos aprendido na nossa relação com Ele?
Esta experiência de vivência com Cristo, é o que o Pde Carlos nos deseja, porque por Ele vemos melhor o que há em nós! Ler sobre Jesus é bom mas temos de procurar conhecê-lo por nós próprios. A partir desta experiência devemos avaliar, qual a capacidade de manobra que Jesus tem na nossa vida. Somos Cristãos, mas o que já mudamos na nossa vida e condição por sermos Cristãos? Não basta admirá-lo, é preciso segui-lo!
E como segui-lo senão fazendo Dele Palavra Viva na minha vida? Como podemos ser Cristãos senão seguimos a sua Palavra? Queremos ser Cristãos Descafeinados?
A felicidade passa por aqui, e é gratuita, é-nos oferecida por Jesus!
Segundo o Pde Carlos é importante que desmontemos as ideias que temos de Deus, e abrirmo-nos à ideia que Jesus nos dá de Deus! Desmontarmos o que achamos de nós e deixar que Jesus nos diga quem somos! Daqui estaremos melhor preparados para partir para a vida, mas vida sob a inspiração de Jesus, uma vida difícil mas ao mesmo tempo mais leve, genuína e pura e assim mais fácil.
A vida dar-nos-á muitas oportunidades para sermos fiéis àquilo em que acreditamos. Não podemos forçar ninguém a acreditar mas também não precisamos de mentir. Jesus é a matriz do nosso futuro, como podemos esconder isto dos outros. Mas falar de Jesus não é vendê-lo! Aqueles, que falam Dele sem experiência de intimidade, querem vender Aquele que se ofereceu, e oferece a nós, que se quer dar a conhecer!
Preparando a conclusão deste encontro, o Pde Carlos, inspirado, incita-nos, “ A nossa vida está grávida,está de esperanças. O que nos espera é o Céu! Deus oferece-nos tudo, portanto, o que nos espera é Ser como Jesus foi!”
No final deste encontro, o Pde Carlos ensina-nos que a felicidade é: ser + Cristão – Eu. Em cada ano não ter medo de sonhar com aquilo que quero ser: que tipo de homem, amigo, marido, Cristão, pai… Não ter medo de ajoelhar perante Cristo se não o encontro. É importante que cada um encontre o seu Cristo!
No final deste nosso encontro, é tomado o exemplo do casamento, enquanto uma fusão sem confusão, uma intimidade sem violência, um futuro com o meu passado e uma relação da criatura com o seu criador!
Nas nossas relações, assim como na nossa vida devemos ser coerentes, esta coerência leva à santidade. Deixar crescer Jesus, enquanto este se faz mais Homem em mim, eu torno-me mais divino em Jesus!
O último convite é o de deixar crescer Jesus, sem medo, dar-lhe espaço em nós. Somos o seu sacrário, demos-Lhe espaço!

O que quero deitar fora para dar espaço a Jesus em mim?

4 comentários:

Daniel disse...

quero largar tudo aquilo que vivo para minha glória; tudo aquilo que não é essencial para o projecto que Deus tem para mim;
tudo aquilo que me habituei a que fizesse parte de mim e que não me aproxima de Deus, todo o ruido e desejo de vencer no mundo dos Homens

Anónimo disse...

OLÁ! ...TALVEZ O CRIADOR DESTE BLOG NÃO TEVE A INTENÇÃO, MAS É UMA FALTA DE RESPEITO MUITO GRANDE A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, NUNCA LÍ UMA COMPARAÇÃO TÃO ERRADA COMO ESTA !!! COMPARAR JESUS COM UM TOUCINHO !!! UMA CARNE IMUNDA, UM ANIMAL IMUNDO !!! DIGO ISTO TANTO CIENTIFICAMENTE COMO BIBLICAMENTE !!! DESCULPE-ME MEU CARO, MAS QUEM CRIOU ESTE BLOG, PRECISA RACIOCINAR UM POUCO ... POR FAVOR TROQUE ESTA COMPARAÇÃO COLOQUE ALGO CELESTIAL E NÃO ANIMAL (AINDA MAIS IMUNDO)... RECOMENDAÇÕES DE UM CRISTÃO !!! FIQUEM COM DEUS !!!

Yana disse...

Uma pessoa que prefere o anonimato, nao deixando lugar para responder, nao gosta de diálogo!no entanto deixo aqui um esclarecimento!o nome surgiu no seio de um grupo de amigos que se reune para rezar e partilhar experiencias de fé, momentos estes de tal forma enriquecedores e doces que nos fazem sentir que "quase tocamos o céu" uma vez que neste momentos de reunião em nome de Jesus, Ele está no meio de nós!Assim surgiu o nome do GRUPO "toucinho do céu" (doçaria conventual) como analogia aos momentos passados entre amigos e com Deus!

Rui Melgão disse...

Queria-vos dizer que gosto muito deste vosso blog, é sempre refrescante para a alma vir aqui e ler-vos... sou de Évora e conheci o Padre Carlos num retiro na Costa Nova, em Aveiro...

Muita paz para vós!!