segunda-feira, setembro 05, 2005

CALVÁRIO - "Ironia"

No artigo de 3 Setembro do jornal "O Gaiato", o Pde Baptista desabafa e alerta...
Dá que pensar...que "República das bananas"!!!
leiam, reflictam e sintam-se livres para comentar!


"Ficámos fatigados com tantas inspeccções. Aqui, em Casa, tudo foi penteado, desde os quartos dos doentes às instalações do gado. Ele, inspectores da Segurança Social, da Delegação de Saúde; ele, magistrados, advogados, jornalistas e muitos acompanhantes.

E toda esta boa gente acorreu para ver se estávamos transgredindo as leis e seus regulamentos; se acolhíamos devidamente quem tínhamos em nossa Casa.
Meio século depois de começarmos a nossa tarefa, fomos descobertos como possíveis piratas das leis que regulam a Assistência Social.

Mas, então?!
A Direcção Distrital da Segurança Social, para os lados da Ria, pediu-nos para recebermos um rapaz, com 30 anos, que sofrera um grave acidente de trabalho, com traumatismo craneano de terceiro grau e que não tinha quem o acolhesse. Ele fora operado três vezes e ficara sem conserto. O acidente implicava Tribunal e Companhia de Seguros.
Dissemos que sim, depois de nos garantirem que estava tudo esclarecido e resolvido naquelas Instâncias.

Passados quatro anos, o Tribunal lava as mãos e não houve
nada.

Resultado: o rapaz não tem segurança Social, apesar de ser encaminhado para nós pela Direcção de um Centro Distrital; o Tribunal conclui que o responsável pelo acidente foi só o acidentado; a Companhia de Seguros que o devia proteger, amigos, família, todos se demitiram e não houve nada.
Ora, depois de tudo isto, fui nomeado pelo Tribunal como tutor deste rapaz. Para quê? Para me informarem que olhasse pelo doente. E assim que fiquei com o rapaz nas minhas mãos, enquanto aqueles senhores lavavam as suas de alívio.

Todos quantos aqui se deslocam para as inspecções não deram a menor importância a este assunto.
Pelo contrário: interrogaram-me, intrigados, porque se mantinha permanentemente no leito um rapaz tão novo.

Sociedade mentirosa esta que me rodeia.
Como é repousante ouvir os melros e os pintassilgos, felizes, entoando melodias nos recantos da nossa
quinta."

Pde Baptista



2 comentários:

Yana disse...

Afinal quem nos protege?! Quem protege os ditos "mais fracos"?!
Só vos digo...se não há Amor, o mundo que mais gostamos pára!
Então porque perseguem e tentam matar o que de mais sublime há, porque perseguem e tentam matar quem em nome do Amor ao próximo (de que tanto falamos!) se entrega totalmente?!?!
Que posso eu fazer?!?!
A resposta foi: "SÊ COERENTE E IRRADIA!"

Daniel disse...

Procuramos trasformar as coisas de Deus em coisas dos homens pois só assim as conseguimos abarcar com a razão, deixando o coração á parte!
Mas faze-lo é condicioná-las!
A ironia nasce do erro e da incoerencia. Aqueles que não compreendem lugares como o Calvário, são as mesmas que no fundo de si mesmas sentem o apelo para irem ao encontro da felicidade, a felicidade e paz que se sentem no calvário. Queremos tornar tudo mecanizado e institucionalizado mas sabemos que só no amor está a resposta! Testemunha-lo é ajudar!
Vamos!...ajudem!!!
:)